Junta de Freguesia de Santa Cruz

Heráldica

Santa Cruz, é a freguesia sede de concelho e cidade, o que muito a honra mas também a faz preservar na sua heráldica ligações afetivas quer à vida do mar, quer à vida do campo. Não esquecendo a fidalguia do seu povo e o ímpeto da nobreza arquitetónica que marcou a sua história.
O Brasão apresenta o fundo verde, que representa a harmonia das suas paisagens, bem como a ligação do seu povo aos campos.
No coração do Brasão temos a Hélice, a montante o mundo crucífero e jusante as ondas. Na legenda, a inscrição “Freguesia de Santa Cruz”.
Ao centro do Brasão, a Hélice branca com núcleo vermelho, que representa a importância do aeroporto para esta freguesia, sendo que muitos filhos desta terra viram as suas vidas alteradas por terem que ceder o seu espaço para a construção do Aeroporto Internacional da Madeira, obra tão relevante e importante para toda a Região Autónoma.
A montante da Hélice, temos o mundo crucífero de amarelo, que representa esta freguesia como porta de entrada e saída para o mundo, fomentando assim o caminho para a Aldeia Global em que vivemos.
Ao fundo, no Brasão, temos o mar que foi a porta de entrada dos descobridores, é o contacto entre a água e a terra, onde a vida deste povo é vivida com privilégio de o mar lhe beijar os pés. Esta ligação ao mar intensifica-se cada vez mais pelas excelentes acessibilidades ao usufruto do oceano.
Será sempre a fronteira natural desta bendita freguesia, sendo representada pelas duas ondas em branco. A Heráldica desta freguesia parece ser o mais fiel à sua história, tradição e cultura evidentemente que não retrata tudo mas procura ser uma síntese daquilo que foi, é e será… aquela que a todos vê partir e chegar.

© 2022 Junta de Freguesia de Santa Cruz. Todos os direitos reservados | Termos e Condições

  • Desenvolvido por:
  • GESAutarquia